sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mitomania

      Mitomania

A mitomania é um distúrbio de personalidade, onde o sujeito possui tendência compulsiva pela mentira.
O mitômano mente compulsivamente, usa a mentira para tirar proveito de situações e prejuízo de outras pessoas, é insensível e não tem  a necessidade de desfazer o que fez.
Tem a capacidade de elaborar mentiras detalhadas. O mitômano usa a mentira para tirar vantagens. Ele nunca admite  suas mentiras embora tenha consciência delas  porém quando descoberto ....Aí começa outro problema, sentem-se envergonhados, podendo chegar a depressão e na maioria dos casos ao suícidio.
O mentiroso esporádico não tem dificuldade em reconhecer a verdade.
Em alguns casos  de mentira, se faz necessário o tratamento por estar diate de um caso patológico de mitomania.
 É uma doença que precisa ser tratada e, se a deixar de lado mais tarde complicações maiores aconteceram. A grande parte dos mitômanos chegam ao suícidio.
O Mitômano tem tendência compulsiva pela mentira, tem dificuldade de aceitar que é um caso patológico e precisa de ajuda profissional.
Creio que  esta etapa seja a mais difícil para ele admitir que precisa de tratamento.Apresenta um tendência mórbida para a mentira.

Sempre tem um grande argumento e, que desta vez não é mentira!. Todo mundo mente!
Por que eu preciso de tratamento ? muitos vão  mais longe; Mentira é mentira, não tem mentirinha ou mentirão.Tudo é mentira.
Se conhecermos um sujeito assim, quando ele vier contar  uma dessas mentiras. é bom enfatizar que aquele assunto não foi bem assim.  Que não faz parte da verdade, mostrar que não é certo.
É considerado um transtorno grave, este sujeito precisa da ajuda dos amigos e familáres.
A ajuda dos familiares é de profunda importância, porquê  são justamente  eles que  vão pontuar  os erros.
O tratamento é ; o psicoterapia, psiquiatrico e apoio da família.
Não podemos dizer que   tenha uma causa única, e sim complexa.
Estava  no avião sentada na janela, e duas outras senhoras que conversavam sem parar. Uma muito falante  virou-se para mime disse : Eu sinto muito calor! tenho um ventilador ENORME no meu banheiro não é fulana?.A outra senhora mais quieta  disse "Eu Nunca Vi", e já fui muitas vezes na sua casa.
Na hora  percebi que uma ajuda estava sendo enviada para a mais falante.
Ela mexeu nos cabelos, fez um movimento com o nariz.
Este é um tipo de mentira banal, que não leva a nada, só um prazer pessoal.
Fala do grande, do imenso; e quando repreendida mostra alguns traços onde  podemos identificar que o que esta falando é mentira.
Existem sinais que facilitam conhecer um mentiroso. afastar a cabeça para trás, respiração ofegante, suspiros longos, mãos tremulas, os olhos as vezes  longe, olhar perdido.
.Outro caso que me chamou muito atenção foi uma senhora que dizia que o médica  tinha dito que ela estava com 19  pólipos e que estava muito preocupada .
Passado um tempo esta senhora , numa conversa informal comenta que seu sobrinho tirou  19 pólipos.
Quando esta senhora comenta que esta  com câncer, na mama, no estômago e outras parte  do corpo. O que ela esta fazendo? -Buscando atenção das pessoas poque a solidão a incomoda muito.  Ela  precisa despertar a compaixão. Uma forma de manter por horas, dias atenção voltada para ela.
 As vezes este paciente desenvolve amitomania  na infância, na adolescência. Muitas vezes para ser aceito em um grupo. Não tem regras. Essas mentiras vão crescendo tomando um proporção maior, onde ele é o primeiro a acreditar.
Quando a mentira é descoberta e  é nesta hora que pode acontecer a depressão até as tentativas de suícidio.
Esta doença  é definida como desequilíbrio psíquico caracterizado pela mentira, devido o não aceitamento da realidade. Tem uma preferência pela sua própria realidade, a realidade objetiva exterior não conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário