quinta-feira, 26 de março de 2015

Agressividade Verbal

Agressividade Verbal.... 
 
 
Paulo: “Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação.” (Efésios, 4:29).
 
 
Nada acontece  nesta Vida por acaso, a Lei do Retorno é certa e Líquida.
O Evangelho é maravilhoso. Tem que Ler, Entender e Internalizar para usarmos  diariamente. Jesus  nos dá respostas imediata, à priori  podem até não entender, podem até fingir que  não é com a pessoa, mais existe  a Consciência e esta é implacável...
Jesus nós fala através de parábolas, toque de um amigo, de um estranho, um tropeçar, figuras alegóricas. A resposta não  demora...
Hoje, venho  falar de algo horrível que presenciei, mais não foi ao vento, serviu para eu refletir .
Até pensei: Amanhã é outro dia , vou deixar de lado!
E agora? em minhas mãos a oração de São Francisco de Assis e o rosto Amado de Fabiano, como se dissesse; e aí???  
Usar o Púlpito,( lugar sagrado), seja  na religião que for, não é para expressar seus gostos pessoais e suas vontades. Devemos respeitar porque naquele exato momento estamos numa posição de falar para outras tantas pessoas que  tem inúmeras necessidades. Não é  só chegar e pronto, precisamos de muito mais, precisamos  acima de tudo  ter  HUMILDADE sempre.
Jesus classificou como Falta grave a Agressão Verbal.
“Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra o seu irmão será réu em juízo; e quem disser a seu irmão raça, será réu diante do Sinédrio; e o que lhe disser tolo, será réu do fogo do inferno.” (Mateus, 5:22).
Prestando atenção no ocorrido, várias situações vieram a minha mente. A criatura em questão pegou o microfone e resolveu numa atitude verborrágica se pronunciar.
Então eu pensei: O que  esta acontecendo? O que incomoda? O que leva um ser humano a praticar tamanha grosseria? justamente  num lugar sagrado.
Tem pessoas que se sentem tão poderosas que não conseguem ver o próximo como um igual. Acham que são tão caridosas por praticarem determinados serviços de caridade que acabam internalizando  a soberba como algo principal em suas vidas.
Falando ainda de Mateus 5:22;  e mostrando  as advertências que são dadas e devemos  prestar atenção, para não cometermos estes erros. ...Todo aquele que se encolerizar contra seu irmão será réu em seu juízo.
Pare, pense. que antes de  usar de agressão verbal com seu irmão, um sentimento anterior já existia, o do ódio . Antes de colocar de maneira tão cruel  sua posição, poderia ter parado, pensado, analisar o porque deste desespero todo, deste aperto no coração, de tamanha irritação, poderia ter feito uma pequena oração, para tentar recuperar  seu controle e a língua ferina. A palavra agressiva tem uma condenação maior e imediata. Jesus condena o ódio e  a exteriorização das palavras pronunciadas e tenta nos mostrar  que é uma Falta Gravíssima, é como matar alguém. 
Alguém porque? muitas vezes com palavras matamos os sentimentos de outra pessoa.
Antes de nós pronunciar, pensemos se gostaríamos de ouvir palavras tão deselegantes, tão ofensivas. Antes de falar, pense se gostaria de ouvir...
 É justamente isso que  o querido Jesus quer  nós dizer. A cólera era visível em seu semblante, parecia estar certa que o que estava fazendo era o mais correto, infelizmente não adianta segurar o evangelho nas mãos e não abrir para uma pequena leitura . Não duvide, suas atitudes serão avaliadas e analisadas. 
Ao término do discurso infeliz, lá estava a resposta de Jesus no  evangelho e no segundo livro.
o Espírito Emmanuel, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, nos deixou valiosa advertência:
“Controlemos o verbo, para que não venhamos a libertar essa ou aquela palavra torpe. Por muito esmerada nos seja a educação, a expressão repulsiva articulada por nossa língua é sempre uma brecha perigosa e infeliz, pela qual perigo e infelicidade nos ameaçam com desequilíbrio e perversão.”

E ainda Meimei com sua linda oração.
“Senhor! Deste-me a palavra por semente de luz. Auxilia-me a cultiva-la. Não me permitas envolve-la na sobra que projeto. Ensina-me a falar para que se faça o melhor.
Onde a irritação me procure, induze-me ao silêncio e, onde lavre o incêndio da incompreensão ou do ódio, dá que eu pronuncie a frase calmamente que possa apagar o fogo da ira.
Em qualquer conversação, inspira-me o conceito certo que se ajuste à edificação do bem, no momento exato, e faze-me vigilante para que o mal não me use, em louvor da perturbação.
Não me deixes emudecer, diante da verdade, mas conserva-me em Tua Prudência, a fim de que eu saiba dosar a verdade em amor, para que a compaixão e a esperança não esmoreçam, junto de mim.
Traze-me o coração ao raciocínio, sincero sem aspereza, brando sem preguiça, fraterno sem exigência e deixa, Senhor, que a minha palavra Te obedeça a vontade, hoje e sempre.”
A música é uma terapia, trás calma e conforto ela não pode agredir  ninguém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário